Massa Crocante para Tortas

massa crocante

Quer fazer uma massa deliciosa de torta, mas acha muito difícil? Então aí vai uma massa de torta que fica bem crocante, daquelas que desmancha fácil na boca. E é fácil de fazer!

INGREDIENTES

  • 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 200 g de manteiga Bela Nata com sal gelada, cortada em cubinhos
  • 1 lata de creme de leite com soro

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Numa tigela grande, coloque a farinha, o sal e o fermento. Junte os cubinhos de manteiga Bela Nata e, com as pontas dos dedos, vá misturando, até formar uma farofa grossa. Junte o creme de leite e trabalhe a massa, até formar uma bolota.

Transfira a massa para uma superfície lisa e continue sovando, até que ela esteja uniforme. O ideal é deixar pontinhas de manteiga intactas, porque elas fazem a massa ficar mais crocante. Reserve 1/3 da massa para fechar a torta.

Depois, com um rolo numa superfície enfarinhada, abra a massa até ficar grande o suficiente para cobrir o fundo e a lateral da fôrma. Transfira a massa para a fôrma.

Dica: A maneira mais prática é enrolar a massa no rolo de macarrão e desenrolar sobre a fôrma. Com os dedos, pressione a massa contra as laterais e o fundo da fôrma e retire as sobras.

Com um garfinho, faça furos no fundo da massa porque se não o fizer, ela infla. Cubra a massa com papel-manteiga e preencha todo o fundo da fôrma com feijão, apenas para fazer peso. Leve ao forno preaquecido para assar por 10 minutos e, após esse tempo, retire o papel-manteiga com os feijões.

Coloque na fôrma o recheio que quiser. Abra a massa restante com o rolo e feche a torta com ela. Com as pontas dos dedos pressione as beiradas e retire o excesso de massa. Faça um pequeno corte em cruz no centro da torta para que, ao assar, o vapor tenha por onde sair.

Se quiser fazer os filetes para quadricular a torta, faça uma bolota com as rebarbas e abra novamente a massa. Corte os filetes e coloque na torta. Mas com ou sem filetes é fundamental que pincele a massa com uma gema e leve para assar por 40 minutos ou até dourar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + 20 =