Croissant Fácil

Croissant Fácil

O croissant é um queridinho de cafeterias e padarias. E tem uma fama de ser difícil de preparar. Por isso preparamos aqui uma receita fácil, de dar água na boca. Vamos lá?

Ingredientes para a massa:
– 3 xícaras de farinha de trigo (aproximadamente)
– 1 colher de sopa cheia de fermento biológico instantâneo (10g)
– 3 colheres de sopa de manteiga Linda Mineira em temperatura ambiente
– 2 colheres de sopa rasas de açúcar
– 2 ovos batidos ligeiramente
– 1 colherinha de sal
– ½ xícara de água em temperatura ambiente
Para folhar a massa:
– 100g de manteiga Linda Mineira em temperatura ambiente
– 1 colher de sopa de farinha de trigo
– 1 ovo batido para pincelar
Modo de preparo

Em uma tigela, coloque ½ xícara de farinha de trigo, misture o fermento e o açúcar, misture bem. Coloque sal, água, ovos, 3 colheres de sopa de manteiga Linda Mineira e bata bem com uma colher. Junte a farinha aos poucos, passe para a mesa e continue amassando, desta vez com a mão, sempre polvilhando farinha de trigo.

Trabalhe na mesa para alisar, faça uma bola de massa e coloque em uma tigela polvilhada com farinha de trigo. Polvilhe farinha de trigo, cubra com um saco plástico e um pano de prato e deixe descansar por 40 minutos.

Enquanto isso, em uma tigelinha, misture 100g de manteiga com 1 colher de sopa de farinha de trigo e reserve. Abra a massa com um rolo e espalhe pedaços da manteiga com farinha reservada sobre ela.

Dobre a massa como se fosse um pacote, para a manteiga não sair. Abra novamente com o rolo em mesa polvilhada com farinha, virando-a dos dois lados. Procure deixá-la no formato de um retângulo, com cerca de 1 cm de espessura.

Corte dez triângulos (se preferir, faça menores), enrole como croissant, da parte mais larga para a mais estreita. Puxe as pontas levemente para os lados e acomode na assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo, com a ponta fina para baixo (isso evita que se abra).

Aqueça o forno em temperatura média/baixa por 10 minutos, enquanto a massa cresce. Pincele com ovo batido e asse por 15 minutos, até dourar.

Recheio: de sua preferência, podendo ser de queijo, de frango, de chocolate…
Dica: caso a fôrma fique cheia de gordura , ignore, pois o pão vai sorver tudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + 17 =